Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ARCA: BIBLIOTECA VIRTUAL TEMÁTICA EM ARTES E ANTIGUIDADES.

Amigos,
Conheçam um pouco de minha pesquisa: ARCA: Biblioteca Virtual Temática em Artes e Antiguidades, em desenvolvimento e implantação sob a condição de Dedicação Exclusiva à Universidade Federal de Minas Gerais.
A base de dados denominada Diretório Internacional de Organizações (que abrigam ou comercializam acervos de artes e antiguidades, entre elas, bibliotecas, arquivos, museus, galerias de arte, igrejas, catedrais, sebos e palácios)contém aproximadamente 700 unidades já cadastradas e acessíveis via os links estabelecidos. Outras bases de dados referenciais ou coleções já implantadas são: Hemeroteca e Livros. Brevemente, a ARCA conterá mais uma coleção, ainda em fase referencial, denominada: Livros de Arte, assim como outra coleção contendo informações sobre periódicos/revistas especializadas em Artes e Antiguidades.
Visitem as bases de dados em: http://greenstone.eci.ufmg.br

PERI: BASE DE DADOS DE ACESSO LIVRE

Alunos e demais interessados... publico aqui um texto que elaborei visando a auxiliar usuários eventuais da base de dados PERI. Essa base de dados contém mais de dez mil registros contendo a indexação da literatura nacional de nossa área de atuação, ou melhor, Biblioteconomia, ciência da informação, e de algumas outras disciplinas afins, entre elas arquivologia e museologia. Foi concebida em 1987, quando ainda utilizávamos o Dbase e eu era a bibliotecária-chefe da Biblioteca Profa. Etelvina Lima, da Escola de Biblioteconomia da UFMG, atual Escola de Ciência da Informação. Posteriormente foi convertida, adotando-se o software Microisis e winisis. Encontra-se online e disponível ao público em geral, portanto, é uma base de dados de livre acesso. Várias revistas especializadas, assim como vários anais de eventos técnico-científicos encontram-se indexados na base Peri. Conforme informações obtidas do pessoal que trabalha na Biblioteca, as atividades de indexação têm ocorrido diariamente. A atualização, online, depende do esforço do Laboratório de Tecnologia da Informação - LTI, da ECI no sentido de incluir regularmente os novos registros referentes aos trabalhos já indexados pela Biblioteca. Acreditamos muito na utilidade dessa ferramenta, que muito tem a contribuir com nossos alunos, bibliotecários, professores e demais pessoas que necessitam das informações seletivas e organizadas ali contidas. A título de divulgação e tentativa de maximização de uso da Peri, deixo aqui o endereço para acessá-la: http://bases.eci.ufmg.br/